terça-feira, 8 de abril de 2014

Todos os seres vivos originaram-se de ancestrais comuns, e a adaptação que tiveram a diferentes ambientes transformou-se em suas características que tem atualmente. Ao analisar-mos as diferenças e semelhanças entre os seres vivos torna-se possível sua classificação. Atualmente existem classificações de até oito reinos mais 5 são os principais. As atuais classificações taxonômicas agrupam os reinos em três domínios: Archae (que inclui um grupo de procariontes conhecidos por arqueobactérias), Bacteria (bactérias e cianobactérias) e Eucarya (todos os eucariontes). O sistema de classificação que foi proposto em 1969 por Robert Whittaker, em cinco diferentes reinos, é o mais adotado ,didáticamente falando, ressalvando que os vírus são acelulares, ou seja, não tem células e não se incluem em nenhum deles.


* Reino Monera: inclui as cianobactérias (antigamente chamadas de algas azuis ou cianoficeas) e as conhecidas bactérias. São unicelulares, autótrofas ou heterótrofas. Ao contrário de plantas, animais, protozoários, algas e fungos, os componentes deste reino são procariontes, quer dizer, formados por células sem núcleo organizado, com material genético disperso no interior do citoplasma.
* Reino Protista (ou Protoctista, como defendem muitos autores): abrange algas, protozoários e mixomicetos, seres autótrofos ou seres heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. As algas são eucariontes autótrofos; tem clorofila, mas não possuem o corpo diferenciado em raiz, caule e folhas; tampouco apresentam vasos condutores de seiva e outros tecidos organizados. Os protozoários são unicelulares, eucariontes e heterótrofos.
* Reino Fungi: inclui os fungos, que são heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. São eucariontes, ou seja, apresentam células com núcleo definido, delimitado pela carioteca. Reproduzem-se por esporos em pelo menos uma fase da vida. Nesse reino, estão os cogumelos, orelhas-de-pau, os bolores e as leveduras, são os fungos.
* Reino Plantae ou Metaphyta: inclui as plantas, que são eucariontes, autótrofos e pluricelulares, com tecidos definidos: briófitas (musgos), pteridófitas (samambaias e avencas), gimnospermas (pinheiros e sequóias) e angiospermas (plantas com frutos).
* Reino Animalia ou Metazoa: compreende os animais, seres eucariontes, pluricelulares e heterótrofos, são os animais maiores ou o pequenos de insetos para cima.

Fonte : http://coisaspraver.blogspot.com.br/2012/07/os-seres-vivos-os-cinco-reinos.html#.U0R22KhdVZ4













Cladogênese e Anagênese


Anagênese 

representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população. Portanto, uma inovação orgânica, favorável ou desfavorável, selecionada e adaptada ao ambiente. Geralmente se estabelecem por eventos relacionados à mutação e permutação em cromossomos homólogos. 



Cladogênese


compreende a ramificação filogenética, ocasionando a ruptura na coesão de uma população, que em função de contínuas transformações anatômicas e funcionais, em resposta às condições ambientais, resultam na dicotomia (separação, neste caso em grupos) da população, estabelecendo diferenças capazes de originar clados não compatíveis.



Exemplo:





Fonte: http://www.mundoeducacao.com/biologia/anagenese-cladogenese.htm